HISTÓRIA DE SANTA FILOMENA

HISTÓRIA DE SANTA FILOMENA
NASCIMENTO

Santa Filomena nasceu durante a época do Império Romano
Era filha do Rei de um pequeno Estado da Grécia e sua mãe também tinha sangue real, porém este casal real não conseguia ter filhos, durante anos sofreram com as tentativas frustradas por um filho.
Um homem da corte chamado Públio, que vivia com o casal, falou-lhes da fé cristã  e afirmou que se abraçassem a religião católica conseguiriam a tão esperada graça de um filho.
O casal se converteu, recebeu o batismo e no dia 10 de janeiro nasce Lumena, que significa Luz, por que nasceu sob a luz da fé.
Durante o batismo, Lumena recebeu o nome de Filomena, pois seria amiga da Luz, que tanto ajudara seus pais.


ENCONTRO COM O IMPERADOR DIOCLECIANO
Resultado de imagem para santa filomena encontro imperador
Os seus pais tinham um carinho muito grande pela sua filha e estavam sempre juntos, inclusive os três partiram juntos em uma viagem para Roma, quando Santa Filomena tinha 13 anos.
Esta viagem aconteceu por causa declaração de guerra que injustamente foi feita pelo soberbo e poderoso Imperador Romano Diocleciano.


(Diocleciano foi imperador do ano 284 a 305 foi um dos maiores perseguidores do cristianismo, matou mais de 3000 cristãos, destruiu várias Igrejas e queimava tudo que fosse ligado à religião)
A família partiu para Roma com o objetivo de tentar acalmar a situação com o Imperador e garantir a paz ao seu reino
Durante o encontro com o imperador, enquanto o pai tentava apresentar todos os argumentos e soluções possíveis para a pacificação do conflito, o imperador disse que não deveria se preocupar, que havia se encantado por Filomena, e caso se casasse com ela, não só não o atacaria, mas também colocaria uma parte do seu exército ao dispor do Estado da Grécia.  
Os pais concordaram com a ideia, pois a filha se tornaria a Imperatriz de Roma; porém Santa Filomena recusou prontamente a proposta, pois aos 12 anos havia feito voto de castidade, com o objetivo de viver  completamente para Cristo, além disso não aceitava o Imperador, que idolatrava falsos deuses e se considerava um.
Quando o imperador descobriu a resposta chamou a pequena Santa Filomena para uma conversa, com o objetivo de convencê-la.
Primeiro o imperador Diocleciano apresentou todos os benefícios que conseguiria se aceitasse o casamento, porém Santa Filomena rejeitou todas por amor a Jesus, depois o imperador começou uma série de ameaças, que também não abalaram sua santa decisão.

MÁRTIRIO - PRISÃO
Resultado de imagem para santa filomena prisão martirio
Como punição,  Santa Filomena foi para um cárcere, nos subterrâneos do palácio imperial.  Lá amarraram os seus pés e as mãos com diversas cadeias
Durante 40  dias ficou aprisionada, só comia pão e água e recebia longas torturas, neste período pedia constantemente forças à Nossa Senhora, que a socorria dando-lhe toda a força necessária.


Neste longo martírio, teve uma visão de Nossa Senhora, que lhe disse:
— "Coragem, querida filha!  Querida acima de todas porque tens o meu nome e o nome de Meu Filho. Tu chamas-te Lumena ou Luz. Meu Filho, teu Esposo, chama-se Luz, Estrela, Sol. E eu também, não me chamo igualmente, Aurora, Estrela, Lua, Sol? Eu serei o teu amparo. Agora é o período transitório da fraqueza e da humilhação humana; porém, quando chegar a hora do julgamento, então receberás a graça da divina força. Além do teu Anjo da Guarda, terás a teu lado o Arcanjo Gabriel, cujo nome significa "A força do Senhor". Quando eu estava na Terra, era ele o meu protetor: eu agora o mandarei àquela que é a minha mais querida filha".
O Imperador Diocleciano viu que estas torturas não eram suficientes, resolveu partir para atos ainda mais terríveis.
MARTÍRIO - FLAGELAÇÃO
Santa Filomena foi presa em uma coluna e lá foi cruelmente açoitada, ficando coberta de chagas e sangue, foi levada a prisão aonde deveria morrer, porém durante a noite apareceram-lhe dois anjos que derramaram um bálsamo celeste, que a fez ficar toda curada.


No dia seguinte, o Imperador ficou assombrado ao ver a pequena Santa Filomena de 13 anos ainda mais forte, bela e recuperada, então deu ordens aos soldados para uma nova tortura.
MARTÍRIO – ÂNCORA
Resultado de imagem para santa filomena flechas
O pescoço de Santa Filomena foi preso a uma âncora de ferro e seria lançado ao rio Tibre
Mas Jesus, para mostrar o seu poder e confundir os que acreditavam em falsos deuses, mais uma vez mandou seu auxílio : os seus dois anjos  cortaram a corda que amarrava o seu pescoço ; e a âncora caiu no fundo do rio, onde ficou encravada no lodo.  


Levaram Santa Filomena  para a margem, sem que uma gota de água tivesse tocado em suas roupas.
Este milagre converteu um grande número dos que o presenciaram

MARTÍRIO - FLECHAS
Resultado de imagem para santa filomena flechas
O imperador Diocleciano ficou mais furioso ainda e ordenou que Filomena fosse morta a flechadas,  que as flechas fossem aquecidas numa fornalha até ficarem rubras.


De fato este procedimento ocorreu, porém quando estas setas eram disparadas, retornavam aos arqueiros, seis dos que dispararam as flechas foram mortos por suas próprias flechas.
Este último milagre provocou outras inúmeras conversões.
MARTÍRIO - DECAPITAÇÃO
Imagem relacionada
Receando mais sérias consequências, o tirano ordenou então que Filomena fosse decapitada.


Enfim no dia 10 de agosto, às 15 horas de uma sexta feira, Santa Filomena deixou a vida e entrou para o Céu, como mártir e virgem.
A partir daí, suas relíquias foram conservadas ao longo da história e operaram milhares de graças e milagres, os mais variados possíveis aos que recorriam à Santa Filomena, a princesinha do céu.  
Resultado de imagem para santa filomena flechas

Comentários